CFF completa um ano de implantação do SEI com economia de quase R$1 milhão

Economia é ainda maior. Apresentados nessa quinta-feira, 23/05, os dados se resumem aos custos de material de escritório, com impressoras e correios

Image description

Em um ano de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Conselho Federal de Farmácia (CFF) economizou R$ 820,4 mil, ou seja, quase 1 milhão de reais, somente em compras de papel e materiais de escritório, custos com impressoras e despesas com correios. Apresentados ao Plenário do conselho nesta quinta-feira, 23/05, durante a Reunião Plenária Ordinária, os resultados podem ser muito mais significativos considerando outras despesas internas da instituição e custos para o Sistema CFF/CRFs como um todo. 

O diretor secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, analisa o avanço trazido pelo novo recurso neste período. "A implementação do nosso Serviço Eletrônico de Informações foi muito importante não só para o amadurecimento e transparência dos processos internos do CFF mas também para os processos de todo o sistema CFF/CRFs". 

Os gastos com o envio de documentos, que antes tramitavam dos conselhos regionais para o CFF em formato físico, utilizando recursos para o transporte, foram praticamente eliminados.  “Um dos maiores custos dos conselhos regionais era com Correios. E, com a implantação do SEI, todas as correspondências oficiais estão sendo tramitadas pelo sistema, eliminando os custos de postagem física”, detalhou o coordenador de Tecnologia da Informação, Israel Souza, que fez a apresentação do relatório acompanhado da integrante da Unidade Técnica de Gestão do SEI/CFF/CRFs, Eliane Silva. 

A eliminação dos processos físicos também reduziu drasticamente os gastos com impressões (papel, tinta, impressoras, grampeadores, grampos e estrutura para arquivo e armazenamento dos volumes). “Itens que eram anteriormente utilizados no CFF estão sendo colocados em doação, porque não terão mais serventia na instituição”, complementa Israel Souza.

Em um ano, o SEI ganhou 289 usuários internos e 1.395 usuários externos, que geraram 21 mil processos e 179 mil documentos. Destes documentos, mais de 80 mil foram oriundos dos regionais, que avançam na implantação do sistema. Todos os 27 formalizaram a adesão, um conselho regional (CRF-MS) já implantou e outros dois (CRF/AM e CRF/CE) estão em andamento. Mais 9 estão prontos para iniciar. A evolução pode ser acompanhada no espaço virtual do SEI, na página oficial do CFF.