CFF vai elaborar guias gratuitos de implementação da assistência farmacêutica em catástrofes
Um grupo de especialistas será criado para trabalhar nos guias, que devem ser lançados em breve
As enchentes que assolam o Rio Grande do Sul revelaram a empatia e a enorme capacidade de mobilização e colaboração da categoria farmacêutica, não só daquele estado, mas de todo o país. Coordenados pelas entidades que os representam, os profissionais se envolveram como voluntários na assistência direta às vítimas e organizaram campanhas de doação, de comida a medicamentos. Mas a tragédia deve deixar um outro legado positivo: a produção de documentos que venham nortear a Assistência Farmacêutica em situações semelhantes, no futuro.
O Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) aprovou nesta quinta-feira, 23/05, a criação de um Grupo de Trabalho Temporário para a elaboração de guias de implementação da assistência farmacêutica em catástrofes. O suplente de conselheiro federal de Farmácia pelo estado de Santa Catarina, Cláudio Guimarães, aguardava a oportunidade de apresentar a proposta desde o mês passado, antes mesmo das enchentes no RS. A proposta se baseou na experiência dos farmacêuticos de Santa Catarina, estado que historicamente sofre com as emergências climáticas.
“A assistência farmacêutica em desastres naturais é uma metodologia de trabalho que envolve três fases: pré-ocorrência, ocorrência e pós-ocorrência. Entre as emergências podemos citar, enchentes, ciclones, secas e danos atmosféricos como excesso de fumaça por queimadas. Sabemos que em situações de desastre vao faltar medicamentos. O farmacêutico participa desde a logística para a aquisição e distribuição desses medicamentos até a dispensação ao paciente. Dr Walter Jorge João, presidente do CFF, se mostrou bastante receptivo e se prontificou a criar o novo GT para a elaboração dessas diretrizes de trabalho tão fundamentais e que contribuirão para salvar muitas vidas”, destaca o conselheiro.
Desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, o CFF tem apoiado a produção de documentos norteadores do trabalho farmacêutico na emergência no estado. Três guias já foram produzidos com o apoio da Assessoria Técnica e da Coordenação de Imprensa do órgão.