Regulamentada a atuação farmacêutica na auriculoterapia/auriculoacupuntura

A nova normativa será publicada nos próximos dias, e entra em vigor na data de sua publicação

Image description

Mais uma Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) foi regulamentada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). O Plenário aprovou nesta sexta-feira, 26/08, segundo dia da 520ª Reunião resolução que disciplina a atuação dos farmacêuticos na auriculoterapia/auriculoacupuntura. “Muitos colegas já oferecem essa prática e agora, poderão atuar com maior tranquilidade, devidamente respaldados pelo seu conselho” , comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. A nova normativa será publicada nos próximos dias, e entra em vigor na data de sua publicação.

A auriculoterapia/auriculoacupuntura é uma técnica terapêutica que promove o equilíbrio psíquico-orgânico do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha, onde todo o organismo encontra-se representado como um microssistema. Podem ser utilizadas neste estímulo, agulhas, esferas de aço, ouro, prata, plástico, ou sementes de mostarda, previamente preparadas para esse fim.

A auriculoterapia chinesa faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas que tem origem nas escolas chinesa e francesa, sendo a brasileira constituída a partir da fusão dessas duas. Acredita-se que tenha sido desenvolvida juntamente com a acupuntura sistêmica (corpo) que é, atualmente, uma das terapias orientais mais populares em diversos países e tem sido amplamente utilizada na assistência à saúde.