Lei de licitações: CFF publica materiais para orientar farmacêuticos que atuam no SUS
Dois guias técnicos foram lançados nesta quarta-feira e já estão disponíveis no site do CFF
Considerando o impacto social que a atuação do farmacêutico tem no âmbito das licitações para a aquisição de medicamentos e produtos de saúde, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou, nesta quarta-feira (26.11), duas publicações para subsidiar o trabalho dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Os guias “O Papel do Farmacêutico e a Nova Lei de Licitações” e “Dispensação de Suplementação de Ferro na Atenção Primária à Saúde” foram elaborados pelos membros do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública e estão disponíveis no site do CFF.
O integrante do Grupo de Trabalho, conselheiro federal suplente pelo Rio Grande do Sul e coordenador da assistência farmacêutica de Porto Alegre do CFF, Leonel Almeida destaca que a qualidade dos medicamentos adquiridos pelo SUS é fundamental para garantir a saúde da população e que o farmacêutico é um ator indispensável nesse processo. “O manual oferece informações valiosas para orientar os profissionais. Além de garantir a qualidade dos medicamentos e a eficiência desses produtos, o farmacêutico age como guardião dos recursos públicos. E aqui tem toda a orientação relacionada à nova Lei de Licitação, a 14.133/21. Então, é fundamental, principalmente para aqueles que estão iniciando no SUS, saber esses passos”, explica
O outro material orientativo, sobre Dispensação de Suplementação de Ferro na Atenção Primária à Saúde, também já está disponível. “Este documento norteia todas as ações do farmacêutico nesse contexto. Dessa forma, contribuímos para que possamos fazer um SUS melhor para todos, oferecendo serviços de excelência e com todo o embasamento técnico”, pontua Leonel.
A coordenadora do GT sobre Saúde Pública, Lorena Baia, destaca o empenho do CFF em desenvolver materiais que contribuam para subsidiar a atuação dos farmacêuticos no serviço público. “Já disponibilizamos outros dois manuais este ano, um sobre o registro das atividades clínicas e um sobre a atuação nas equipes multiprofissionais. Em breve, lançaremos outro contendo instruções técnicas sobre como elaborar concursos no âmbito do serviço público”, informa.
Acesse os guias: