Congresso Farmacêutico do Pará é aberto em Belém

Presidente do CFF discursa aos cerca de 2 mil participantes pela união, atitude e ousadia na luta pela valorização e o desenvolvimento da profissão

Image description

Um mar de farmacêuticos e estudantes de Farmácia tomou o Hotel Sagres, em Belém, na manhã dessa quarta-feira, 28/06, para a abertura do Congresso Farmacêutico do Pará. O maior e mais importante evento do setor farmacêutico na Região Norte está sendo promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) até sexta-feira, 30/06. O presidente da entidade, Walter da Silva Jorge João, falou da emoção que sentiu diante do auditório repleto, com cerca de 2 mil pessoas. “Nós nos esforçamos, trabalhamos muito, e vocês responderam com essa adesão em massa. É uma alegria enorme para nós”, destacou. 

 

 

Walter Jorge João falou das lutas do conselho em torno das causas da profissão. E dos resultados obtidos nos últimos anos, sempre com “união, atitude e ousadia”. Ele destacou que foi assim que o CFF conseguiu articular a publicação das resoluções 585 e 586, ambas de 2013, e a aprovação da Lei n 13.021/2014, que juntas consolidaram a farmácia clínica no País. “Nós resgatamos o papel do farmacêutico como profissional do cuidado à saúde das pessoas”, assinalou. 

O presidente do CFF também falou da preocupação do conselho em garantir a empregabilidade, por meio das regulamentações inovadoras, que permitiram ao farmacêutico, por exemplo, atuar na saúde estética, algo nunca imaginado anteriormente.  E da luta por uma remuneração digna para todos os farmacêuticos. “Nós ousamos deflagrar a luta pelo piso, quando ninguém o fez! Não posso garantir que vamos aprovar o projeto de lei, mas posso assegurar  que vamos lutar até o fim, por isso! ”

 

 

Prestigiaram a solenidade de abertura, o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Elton da Silva Chaves, o deputado estadual pelo Pará, Nilton Neves, e Pedro Dias, diretor do Grupo NC, holding que detém o controle da EMS, patrocinadora do congresso. O deputado estadual Dirceu Ten Caten, participou virtualmente. Em vídeo, ele saudou os participantes e informou sobre o andamento dos preparativos para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica no Estado do Pará.

Elton da Silva Chaves foi o primeiro a discursar e falou do trabalho conjunto que o Conasems está realizando pela inclusão do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS), em prol da saúde pública. Uma das últimas conquistas foi a reestruturação da Estratégia da Saúde da Família (ESF), que resultou na inserção do farmacêutico nas equipes e-Multi, recriação do extinto Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). “Eu queria agradecer a confiança do CFF, pela parceria firmada recentemente, nessa perspectiva de levar aos gestores, às equipes de saúde, à sociedade brasileira, as oportunidades e potencialidades que os farmacêuticos e farmacêuticas podem aportar valor no cuidado à saúde.” 

 

 

O deputado estadual Nilton Neves ressaltou sua luta pela profissão farmacêutica. “As demandas dessa categoria, eu tenho acolhido desde meus tempos de vereador em Belém”, lembrou. Em uma articulação do conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Pará e presidente do CFF, o deputado estadual apresentou e está empenhado em aprovar o projeto de lei 103/2023, que estabelece os requisitos para funcionamentos dos centros de saúde estética. “Trata-se de um projeto de lei da mais extrema importância, pois possibilita maior autonomia aos farmacêuticos e outros profissionais da saúde habilitados para sua atuação na área.”

Pedro Dias destacou os investimentos feitos pela EMS em prol do acesso aos medicamentos pela população brasileira. “A nossa empresa foi a primeira indústria a registrar um medicamento genérico no país’, lembrou. Ele também destacou a importância da indústria para a empregabilidade da categoria farmacêutica. “Atualmente, o Grupo NC tem, disponíveis, 500 vagas para farmacêuticos. Quem quiser concorrer a uma delas, basta acessar nossa plataforma na internet”, discursou. 

 

 

Durante a solenidade foram homenageados o deputado federal Airton Faleiro, relator do projeto de lei do piso salarial para os farmacêuticos na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, da qual é presidente; o deputado estadual Nilton Neves; o executivo da EMS, Pedro Dias, e o assessor técnico do Conasems, Elton Chaves. 

Com uma programação diversificada e palestrantes renomados, vindos de diferentes estados, o Congresso Farmacêutico do Pará foi pensado por uma comissão organizadora formada por três paraenses, Marcos Valério, Pedro da Silva Júnior e Wellington Barros, e o farmacêutico e professor da Universidade Federal da Paraíba, Gabriel de Freitas. O objetivo é promover o desenvolvimento profissional, incentivar a pesquisa e a inovação e debater questões importantes relacionadas à saúde e à indústria farmacêutica. O congresso também se firma como uma excelente oportunidade para networking, atualização profissional e troca de experiências entre os participantes.

Confira as fotos do primeiro dia do Congresso Farmacêutico do Pará: