Pesquisa do CFF sobre falta de medicamentos nas farmácias é pauta do Bom Dia Brasil

Gustavo Pires, secretário-geral do CFF, concedeu entrevista à TV Globo

Image description

O Bom Dia Brasil, da TV Globo, levou ao ar no dia 26 de outubro, reportagem  sobre a falta de medicamentos em várias das regiões do Brasil, problema que se arrasta desde o início do ano, nas farmácias da rede pública e privada.

A reportagem destacou levantamento realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) com farmacêuticos de todo o país, da rede pública e privada, entre julho e setembro. A pesquisa mostra que a maior dificuldade tem sido encontrar antibióticos. Em seguida, entram na lista, os mucolíticos para o tratamento de muco, antialérgicos e analgésicos. 

Segundo o diretor secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, que coordenou o levantamento, a escassez de medicamentos que se mantém até hoje, ainda é um dos reflexos da pandemia do Covid-19. Já que a indústria não conseguiu colocar em dia a produção dos fármacos e que por isso, mantém-se o déficit de importação de algumas matérias primas essenciais para a fabricação dos medicamentos. A dificuldade maior é que o Brasil é totalmente dependente desses recursos que vêm de fora.

Para ele, a solução do problema passa pelo incremento da produção nacional, tanto da matéria-prima, quanto dos medicamentos; alternativas para o melhor planejamento de compras no serviço público, visando à manutenção dos estoques; e estratégias para um monitoramento mais eficiente dos estoques de medicamentos.

Assista clicando aqui.