Nota de Pesar: Márcio Antonio da Fonseca e Silva, ex-presidente do CFF

Farmacêutico foi presidente do Conselho Federal de Farmácia de 1978 a 1980

Image description

Com grande pesar, comunicamos o falecimento do ex-presidente do Conselho Federal de Farmácia (1978-1980) e acadêmico emérito da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB), Márcio Antonio da Fonseca e Silva, ocorrido em 27/11, na cidade de Pirajuí. Informamos que o velório e será em Piraju das 7 às 13h30, no prédio Loja Maçônica. O corpo será cremado em Botucatu.

Dr. Márcio Antonio da Fonseca e Silva era farmacêutico bioquímico pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Recife, pós-graduado em Administração Hospitalar pela Academia Brasileira de Medicina Militar, em Patologia Clínica, pela Sociedade Nacional de Patologia Clínica, e em Contabilidade Hospitalar, pela Escola de Administração de Empresas Fundação Getúlio Vargas.

Sua trajetória profissional foi marcada pela dedicação ao trabalho, exercido em instituições como o Laboratório Farmacêutico Internacional (LAFI) e o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), do qual foi diretor. Mas Dr. Marcio Fonseca também se ocupou, durante toda sua carreira, das lutas da Farmácia, representando a categoria como secretário-geral, vice-presidente e presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, secretário e presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e secretário e presidente do Conselho Federal de Farmácia, tendo ocupado ainda o cargo de secretário-geral da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Professor e Coordenador de diversos cursos, participou de diversas Jornadas e Congressos Nacionais e Internacionais e de projetos relacionados com a saúde pública, tendo sido membro da Comissão Permanente de Revisão da Farmacopeia Brasileira, do Ministério da Saúde, e publicado diversos trabalhos científicos e proferiu diversas palestras e conferências no Brasil e no exterior.

Atualmente, era acadêmico correspondente no Brasil para Assuntos Técnicos Científicos do Instituto de España – Madrid – Real Academia de Farmácia, membro correspondente estrangeiro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Chile, diretor do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo e membro do Conselho Fiscal da Academia Nacional de Farmácia, entre outras atividades.

Sua importância para a profissão farmacêutica se espelha nas mais de 20 homenagens que recebeu, entre comendas, medalhas e títulos. Uma perda de dimensão incalculável! À família, aos amigos e colegas de profissão que o admiravam, nossa solidariedade.