Reunião geral do Sistema CFF/CRFs ganha nova dinâmica

Grupos temáticos trabalham para garantir propostas mais concisas e objetivas e melhorar fluxo das demandas

Image description

Representantes dos 27 conselhos regionais de Farmácia do Brasil estão reunidos na sede do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília, para a LXVIII Reunião Geral do sistema CFF/CRFs, que ocorre nesta quarta e quinta-feira (29 e 30 de março). O encontro anual dos dirigentes da categoria é um importante local para que sugestões e pontos de pauta possam sair do papel e se tornar ações que fazem diferença na vida dos farmacêuticos.

Durante a abertura, na manhã desta quarta-feira, o presidente do CFF e conselheiro federal pelo estado do Pará, Walter da Silva Jorge João, lembrou os últimos avanços da profissão. "Tivemos a reinclusão do farmacêutico na prescrição do PrEP e PEP, pelo Ministério da Saúde, resultado de um esforço muito grande do CFF (...). Sobre a questão é a do piso salarial, provavelmente o deputado Leônidas Cristino (PDT/CE) será mantido como relator do PL na CTASP, comissão que ele preside e cujo parecer é favorável. E sobre o EaD nós lutamos muito: não teve ninguém neste País que teve coragem de dizer, como nós fizemos, em 2019, que não registraria egressos do curso de EaD, por não concordarmos com isso. Mas recebi uma notificação dizendo que o CFF não é responsável por instituição de ensino e que, sobre essa questão, somente o MEC pode se manifestar", comunicou o presidente do CFF.

A mesa diretora do CFF, formada, também, pela vice-presidente, Lenira Costa (RN), pelo secretário-geral, Gustavo Pires (PR), e pelo diretor tesoureiro, João Samuel Meira (PB), apresentou um novo plano de ação para garantir um andamento mais rápido e eficaz às demandas do sistema. A ideia teve origem no 12º Encontro de Presidentes dos Conselhos Regionais de Farmácia, realizado no início do mês pelo CRF-BA.

O secretário-geral do CFF diz que a nova estratégia foi arquitetada a partir da análise do andamento das pautas da última Reunião Geral do sistema. "Em 2022, tivemos uma demanda de 45 pautas. Conseguimos dar andamento a 35 mas e apenas cinco delas foram finalizadas. e Por isso, a proposta foi enxugar ao máximo os temas e gerar um fluxo que favoreça a conclusão de todas elas de forma mais rápida", explica Gustavo Pires.

Considerando a importância de quaisquer sugestões para a melhoria do sistema, a nova dinâmica de seleção de pautas se baseia na divisão dos participantes em quatro grupos temáticos, coordenado por um conselheiro federal mais envolvido com cada assunto:

 

a) Administrativo e de comunicação - Gerson Pianetti (MG)

b) Congresso Nacional/Parlamentar - Carlos André Oeiras Sena(AP)

c) Relações Governamentais - Maria de Fátima (SE)

d) Resoluções/CFF - José Ricardo Amadio (MT)

 

Os grupos foram compostos por até 40 membros, que passarão os dois dias mergulhados na busca pela compilação de ideias. Dessa forma, a dinâmica deve gerar demandas mais focadas e comprometidas com a solução. "Esses grupos irão trabalhar as pautas, colocar em ordem de prioridade, definir um plano de ação para cada uma delas e, no segundo dia de reunião, vamos aprovar essas sugestões, em conjunto, e sair daqui com um pacto, entre o conselho federal e os regionais, de seguirmos esse planejamento no ano de 2023. As pautas que sairão desse evento, deverão ser cumpridas com êxito, com o esforço de todos os membros dos conselhos regionais e do federal", finaliza o secretário-geral do CFF.

Clique aqui e confira fotos do primeiro dia.

Clique aqui e confira fotos do segundo dia.