Celebração: farmacêuticos são reconhecidos pelo trabalho de destaque na profissão

A entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico é uma homenagem aos profissionais que se destacam em diversas áreas da Farmácia

Image description

A diretoria do Conselho Federal de Farmácia (CFF) homenageou os 27 profissionais que se destacaram em cada um dos estados brasileiros no ano de 2024, nesta sexta-feira (28.03), com a Comenda do Mérito Farmacêutico. A cerimônia representa uma forma de reconhecimento da contribuição significativa do profissional para o bem-estar coletivo. A entrega da insígnia as laureados ocorreu em Brasília, com nomes indicados pelos conselheiros federais de Farmácia, e foi marcada por muita união e comoção dos farmacêuticos presentes. 

"Acho que tem pessoas do outro lado que não entendem, ou não querem entender, que esse nosso trabalho é um trabalho colaborativo, é um trabalho que procura se complementar com o dos outros profissionais da saúde. Nós não temos nenhuma preocupação no nosso coração, e eu estou sendo muito sincero, do que possam fazer as outras profissões. Eu sempre tenho dito, a todos os meus pares, que a gente tem que se preocupar com o que nós podemos fazer: mostrar a competência que nós temos para desenvolver nossas ações com profissionalismo e com competência", discursou o presidente do CFF, Walter Jorge João, em meio a repercussão da Resolução nº 5/2025, que regulamenta o ato do farmacêutico estabelecer o perfil farmacoterapêutico no acompanhamento sistemático do paciente, incluindo a prescrição de medicamentos tarjados.

O homenageado pelo estado de Goiás, Evandro Tokarski, discursou em nome de todos os que foram condecorados. Acometido pela poliomielite aos dois anos e oito meses de idade, o farmacêutico é reconhecido pelos seus mais de 40 anos de experiência no setor de farmácias e, atualmente, exerce a função presidente do Conselho Consultivo do Grupo 'Farmácia Artesanal'. "Foi diante das adversidades que descobri a empatia e o acolhimento. Meus pais enfrentaram uma verdadeira jornada heroica. Aprendi que, com o acolhimento, é possível melhorar a vida das pessoas. Esta honraria que recebo hoje representa a força e a grandeza da nossa classe. Simboliza, sobretudo, o reconhecimento da importância profissão farmacêutica pela da sociedade brasileira. Haja vista, o número de profissionais recebendo esta comenda. Como diria Fernando Pessoa, se reconhecesse a grandeza deste conselho e desta plateia, tudo aqui valeria a pena”, recitou, acompanhado de muitos aplausos.

Clique aqui e confira todas as fotos da cerimônia.

A comenda

A realização cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico também tem o intuito de reforçar o papel do farmacêutico na formação de um sistema de saúde mais eficiente e humano. A honraria não é apenas uma homenagem, mas uma formalização do reconhecimento legal e social ao trabalho dos farmacêuticos. Além disso, reforça a importância da profissão, destaca o trabalho daqueles que se dedicam ao setor e contribui para que o Brasil tenha um sistema de saúde cada vez mais avançado.  

O farmacêutico desempenha um papel fundamental na sociedade, sendo essencial para a promoção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. Ele é responsável pela orientação sobre o uso adequado de medicamentos, aconselhando os pacientes quanto a posologias, efeitos colaterais e interações, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento de novos tratamentos e terapias. Com seu conhecimento técnico e científico, o farmacêutico assegura que os medicamentos sejam utilizados de forma segura e eficaz, o que pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um tratamento.

Além disso, o farmacêutico está presente em diversos ambientes, como farmácias, hospitais, clínicas e indústrias farmacêuticas, atuando em áreas como a atenção primária à saúde, pesquisa científica e produção de medicamentos. Sua presença é vital para a educação em saúde, promovendo a conscientização sobre a importância do uso responsável de medicamentos.

Os homenageados nesta sexta-feira foram: 

Josiano Onofre Brito de Lima Souza (Acre)

Daniele Batista dos Santos (Alagoas)

Lorane Izabel da Silva Hage Melim (Amapá)

Lecita Marreira de Lima Barros (Amazonas)

Eliete da Silva Bispo (Bahia)

Josemario Pedro da Silva (Ceará)

Anna Maly de Leão e Neves Eduardo (Distrito Federal)

Gedayas Medeiros Pedro (Espírito Santo)

Evandro Tokarski (Goiás)

Marilene Oliveira da Rocha Borges (Maranhão)

Ivana Maria Póvoa Violante (Mato Grosso)

Cesar Augusto Brandão Arão (Mato Grosso do Sul)

Flávio Júnior Barbosa Figueiredo (Minas Gerais)

Rubnilson Ismael da Conceição Pereira (Pará)

Magna Fernanda Almeida Durão (Paraíba)

Tadeu Imoto (Paraná)

Sheila Elcielle D’Almeida Arruda Antunes (Pernambuco)

Elena Lucia Sales de Souza (Piauí)

José Liporage Teixeira (Rio de Janeiro)

Sandra Rezende de Andrade (Rio Grande do Norte)

Simone Dalla Pozza Mahmud (Rio Grande do Sul)

Eduardo Rezende Honda (Rondônia)

Jose Eustaquio de Oliveira (Roraima)

Karen Berenice Denez (Santa Catarina)

Luciana Canetto Fernandes (São Paulo)

Lucindo José Quintans Junior (Sergipe)

Fagner Araújo Luz (Tocantins)