Mais de 30 atividades marcam segundo dia do Congresso Farmacêutico do Pará

Entre os palestrantes esteve o farmacêutico Thiago de Melo, da Comunidade Fármaco na prática. Nesta sexta-feira tem mais. Não perca!

Image description

Mais de 30 atividades compuseram a programação do segundo dia do Congresso Farmacêutico do Pará, que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) realiza no Hotel Sagres, em Belém (PA), desta quarta-feira, 28/06, a sexta, 30/06. Em torno de 2 mil farmacêuticos participam do evento, que teve como destaque do dia a palestra do farmacêutico Thiago de Melo, da Comunidade Farmaco na prática, uma plataforma desenvolvida para atender as necessidades dos profissionais da área da saúde no entendimento e aplicação da farmacologia na realidade clínica. O auditório Atlântico Sul ficou repleto.

Thiago de Melo foi trazido ao congresso pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ, de pesquisa e pós-graduação, patrocinador do evento. Especialista em ensinar a entender e dominar a relação entre os medicamentos e o organismo humano, ele é mestre e doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós-Doutor em Farmacologia pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), da Espanha (2018). Além de um grande entusiasta da Farmácia Clínica. 

 

 

Em suas palestras ele incentiva os farmacêuticos ao contato com o paciente, a uma anamnese bem feita, mas, principalmente, ao exercício da prática e a atualização constante dos conhecimentos adquiridos no curso de Farmácia. “Não guardem o que sabem para si, porque seu conhecimento salva vidas”, destacou incitando os farmacêuticos não serem elefantes acorrentados em arbustos, profissionais capazes de muito, que ficam paralisados por não perceberem do que são capazes.  

 

 

Outra palestra muito concorrida foi a do professor Juarez de Souza, coordenador do Campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no Campus Santarém. Ele proferiu a palestra “Serviços farmacêuticos: do balcão ao consultório”, em que demonstrou a enorme gama de possibilidades para os farmacêuticos interessados na prática clínica. Regulamentadas pelo CFF por meio da Resolução 585, de 2013, as atribuições clínicas do farmacêutico revolucionaram a profissão e conferiram grande autonomia aos que nela atuam. “Atendendo cinco pacientes por dia, cinco dias na semana e cobrando consulta, o farmacêutico consegue o piso salarial pleiteado hoje em projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados”, alertou. 

A coordenadora técnica e científica do CFF, Josélia Frade, falou sobre o tema “Impacto da tecnologia na profissão farmacêutica”. Ela mostrou como a tecnologia da informação interfere nos quatro pilares da profissão (prática, pesquisa regulamentação e educação), e como isso impacta a vida do farmacêutico e estudante de Farmácia. “Os farmacêuticos precisam deixar de ser consumidores de produtos tecnológicos prontos e acabados, para participarem mais ativamente dos processos de desenvolvimento de futuras soluções que possam gerar resultados em saúde, redução de erros e custos e proporcionar melhorias na jornada do paciente pelos seus tratamentos em saúde”, destacou. 

 

 

O Congresso Farmacêutico do Pará encerra nesta sexta-feira, com grandes atrações, entre as quais as digitais influencers Flavia Masson (@flavonoide), Úrsula El Awar (@farmadispensa) e Gabriela Bárbara (@umaestudantedefarmacia). Também estão previstas palestras com grandes nomes da Farmácia no Pará, como o professor Luiz Walter de Souza, que trará a simulação de uma perícia real sobre um crime cometido em um filme; Daniele Abrahão, que fala junto com Érica Bigehtti Ribas, de São Paulo, sobre Estratégias In & Out em Tricologia,  e a professora Carolina Heitmann, que abordará as “Alterações hematológicas induzidas por medicamentos”. A programação começa às 8h30.

Confira as fotos do segundo dia do Congresso Farmacêutico do Pará: