Congresso Farmacêutico do Pará foi um sucesso!
O encerramento foi uma celebração ao conhecimento. Presidente destacou a emoção de concluir, com total êxito, o maior congresso farmacêutico do Norte
Uma grande celebração ao conhecimento, marcada pela entrega de prêmios a jovens pesquisadores que conquistaram os três primeiros lugares entre quase 400 trabalhos participantes da mostra cientifica (veja abaixo), e por uma palestra extra do farmacêutico Thiago de Melo, da Comunidade Fármaco na Prática. Foi assim o encerramento do Congresso Farmacêutico do Pará, que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou de quarta-feira, 28/06, até esta sexta-feira, 30/06, no Hotel Sagres, em Belém (PA). A solenidade foi prestigiada pelo vice-prefeito, Edilson Moura, representando o prefeito Edmilson Rodrigues. Quebrando o protocolo, o presidente do CFF, Walter da absolva Jorge João, entregou uma homenagem à farmacêutica esteta Renata Dias, pela sua história de superação. Ela enfrentou grave problema de saúde e segue adiante no exercício da profissão.
O presidente do CFF falou aos cerca de 2 mil farmacêuticos do evento que o encerramento é um momento para agradecimentos. Ele expressou sua gratidão à Comissão Organizadora, formada pelos paraenses Marcos Valério, Pedro da Silva Júnior e Wellington Barros e pelo professor Gabriel Freitas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); às Ligas Acadêmicas, aos palestrantes, aos colaboradores do conselho, ao ICTQ e demais patrocinadores do evento, e ao prefeito Edmilson Rodrigues e vice-prefeito Edilson Moura.
“Mas o nosso agradecimento principal é a Deus, por nos ter dado a coragem de trazer esse evento para o estado do Pará. Não é por acaso que abrimos esse congresso em uma manhã ensolarada e estamos fechando sob as bençãos dessa chuva torrencial que cai sobre a nossa cidade. Chuva traz felicidade, sucesso e sorte. É bênção”, disse. Walter Jorge João reiterou os avanços da profissão, que, sob sua gestão atingiu a marca de 135 especialidades, garantindo empregabilidade aos profissionais que já somam 300 mil no país. E comemorou o fato de o conselho ter concluído com total sucesso o congresso.
“Apesar da ação judicial movida com o objetivo de cancelar nosso congresso, conseguimos cumprir nosso compromisso! Agora, devemos refletir se merecemos isso! Nosso sentimento é, sim, muito forte pela união da nossa categoria. Vamos crescer se acreditarmos que a união é capaz de transformar nossa profissão, a saúde pública desse país. É o que sempre digo... Se alguém quiser ser melhor que o professor Thiago não puxe o tapete dele, faça melhor que ele. Porque política não se faz com poder, política se faz com liderança e mãos estendidas, dando visibilidade aos colegas, torcendo pelo seu desenvolvimento profissional. Porque conhecimento é a única coisa que ninguém tira de nós!”
O coordenador científico do congresso, Marcos Valério, ressaltou a profusão e o alto nível dos trabalhos. “Foram quase 400 trabalhos inscritos, sobre os mais diversos temas, o que demonstra a pujança das Ciências Farmacêuticas no nosso estado”, destacou. “Foi muito difícil escolher entre trabalhos de tamanha qualidade.”
Pedro da Silva Júnior, da Comissão Organizadora, destacou que o Congresso Farmacêutico do Pará é um congresso raiz. “Idelizado por um farmacêutico do Pará, realizado por farmacêuticos do Pará, para profissionais do nosso estado”, salientou, baseado na origem do presidente do CFF, que propôs o evento, na composição da Comissão Organizadora – formada majoritariamente por paraenses – e também em números do congresso. Metade dos quase 100 palestrantes e a quase totalidade do igual número de moderadores é de Belém ou de diferentes municípios do interior do Pará.
Wellington Barros, paraense radicado em Sergipe, onde é professor universitário concursado, destacou o sucesso absoluto do evento. “É um evento que vai ficar marcado na memória de todos como um momento intenso e muito frutífero em conhecimento e oportunidades”, destacou, em referência ao fato de que o congresso priorizou o lado científico sem deixar de lado o estímulo à prática, ao desenvolvimento profissional no mundo real, por meio do empreendedorismo.
“Quero agradecer e parabenizá-los pelo congresso, sensacional e muito revelador, de uma profissão importantíssima, não só pelo profissional que nos acolhe na Farmácia, mas pela pesquisa de medicamentos que melhoram a qualidade de vida das Pessoas”, disse o vice-prefeito. Ele lembrou que a Amazônia está no centro das atenções mundiais com a COP-30, Cúpula Regional sobre a Amazônia que acontecerá em agosto para a preservação do bioma.
“Vocês sabem muito bem que a região tem uma biodiversidade enorme. Muitos produtos foram contrabandeados para serem transformados em medicamentos, inclusive se apropriaram do conhecimento da medicina tradicional porque não acreditávamos na possibilidade de produzir medicamentos. Felizmente os professores das nossas universidades estão despertando os novos farmacêuticos para a importância de, como o professor Thiago de Melo disse, valorizarem os pequenos começos, para serem pesquisadores.”
Premiados na mostra científica
1° lugar
Título: Suplementação com licopeno promove aumento da sobrevida e diminuição da parasitemia em camundongos com malária grave
Autores: Ana Clivia Capistrano de Maria; Antonio Rafael Quadros Gomes; Dirlane Davi Cardoso; Everton Luiz Pompeu Varela; Lena Heloyse dos Santos Guimarães; Mariana dos Santos Guimarães; Nathalia Araujo da Silva; Nathalia Cunha de Carvalho; Samilly Beatriz Amaral Pereira; Sandro Percário
Prêmio: 1 (uma) bolsa de 100% de pós-graduação do ICTQ
2° lugar
Título: Atuação do farmacêutico clínico e o perfil de uso de medicamentos na unidade de terapia intensiva cardiológica adulta
Autores: Alan Grisólia; Mayla Santiago; Sidney Oliveira
Prêmio: 1 (uma) bolsa de 80% de pós-graduação do ICTQ
3° lugar
Título: Avaliação das intervenções farmacêuticas em um hospital público referência em cardiologia, nefrologia e psiquiatria no estado do Pará
Autores: Chriscia Sousa; Claudia Dzimidas Haber; Ingrid Silva de Oliveira; Jacqueline Reis de Morais; Juliana Siqueira de Oliveira Martins; Saulo Coelho Assis Ribeiro; Silvia Tavares Gonçalves Lima; Úrsula Mara Moreira da Silva Araújo
Prêmio: 1 (uma) bolsa de 60% de pós-graduação do ICTQ
Confira as fotos do terceiro dia do Congresso Farmacêutico do Pará:
- Transtornos mentais, o mal do século e o papel do farmacêutico
- Experiências e vivências sobre o cuidado farmacêutico nas populações, ribeirinha, quilombolas e indígenas
- Estética íntima
- Toxicidades e complicações decorrentes da terapia antineoplásica
- Oportunidades de negócios em farmácias: da concepção a viabilização do empreendimento
- Gerenciamento do uso de antimicrobianos no ambiente hospitalar: desafios e perspectivas
- Como montar um consultório de estética
- Estratégias in & out em tricologia
- A arte da comunicação eficaz: técnicas e estratégias para se comunicar com clareza e impacto
- Farmacêuticos digitais: entendendo e usando as redes sociais ao seu favor
- Contribuição das ligas acadêmicas na formação do estudante de Farmácia
- Desafios e perspectivas para o ensino farmacêutico
- Alterações hematológicas induzidas por medicamentos
- Cases de sucesso de empreendedorismo na estética no Pará
- O farmacêutico na equipe multiprofissional no cuidado de pessoas vivendo com HIV
- Parar de fumar: todo farmacêutico pode ser “A” referência
- Medicamentos utilizados em terapia intensiva: do cálculo ao monitoramento
- Perícia criminal
- O avanço da prática clínica em farmácias e drogarias do Brasil
- O farmacêutico na homeopática e produção magistral
- Marketing e propaganda na nova era dos serviços farmacêuticos
- Encerramento
- Diversas