Reunião Plenária do CFF: após reunião geral, conselheiros federais têm mais um dia de deliberações
Pauta elenca assuntos importantes para a profissão farmacêutica
Após dois dias de deliberações na Reunião Geral do sistema Conselho Federal e conselhos regionais de Farmácia, os conselheiros federais dão andamento ao seu compromisso com a profissão e participam da DXXVIII Reunião Plenária Ordinária, nesta sexta-feira (31.03), na sede da autarquia, em Brasília.
Consultório Farmacêutico em Fitoterapia
No primeiro item de pauta, foi apresentado um modelo inovador de consultório farmacêutico em fitoterapia pela Dra. Isanete Bieski, convidada pelo conselheiro do Mato Grosso, José Ricardo Amadio. Para demonstrar o modelo, Bieski listou as principais resoluções que regulamentam a atuação do farmacêutico no Consultório de Fitoterapia, falou sobre o conceito de epigenética e sobre detoxificação integrativa, conceitos abordados para designar o tratamento do indivíduo como um todo, e não apenas da doença.
Curso Dispensar
O plenário do CFF também teve a oportunidade de conhecer, em primeira mão, os detalhes do novo curso que será lançado pelo CFF: Dispensar. A coordenadora do Grupo de Trabalho de Farmácia Comunitária e conselheira Federal de Farmácia de Sergipe, Maria de Fátima Cardoso Aragão, informou que, a partir de maio, o estado de Sergipe começa a ter turmas das quais devem sair alguns multiplicadores que irão dar prosseguimento ao curso em outros 5 estados, que recebem o projeto piloto.
De acordo com levantamento mostrado por Fátima Aragão, dos mais de 260 mil farmacêuticos atuantes em todo o Brasil, 80% estão nas farmácias comunitárias. Atualmente, são quase 90 mil estabelecimentos desse tipo em funcionamento no País. O curso terá carga horária de 60 horas, sendo 20 autoinstrucional, com videoaulas expositivas, 40 horas presenciais. O objetivo geral do curso é capacitar farmacêuticos para a prestação do serviço de dispensação de medicamentos e outros produtos para a saúde em farmácias comunitárias.
Qualidade da educação
O panorama atualizado dos cursos de graduação em Farmácia, tanto no formato presencial quanto no de Educação a Distância (EaD), foi outro assunto relevante apresentado ao plenário do CFF. A Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CFF (CAEF), representada por Professora Zilamar Fernandes e pela conselheira federal suplente do Rio de Janeiro, Selma Castilho, levantou questões como a qualidade do ensino, adequação de estágios e o aumento no número de instituições e vagas oferecidas para o ensino a distância no País.
Outros temas
Além destes tópicos, finalizados na manhã desta sexta-feira (31.3), o plenário continua a pauta com deliberações de temas administrativos como o Portal da Transparência e a apresentação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que será implantado no CFF a partir de hoje e será levado aos conselhos regionais de forma progressiva.