Videoaulas do Curso Dispensar já começaram a ser gravadas

As Videoaulas do curso Dispensar, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), começaram a ser gravadas nesta terça-feira, 30/08.

Image description

As videoaulas do curso Dispensar, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), começaram a ser gravadas nesta terça-feira, 30/08. Cerca de dez professores se revezam para ministrar o conteúdo que será distribuído em 20 horas-aulas e disponibilizado por meio da plataforma edufarma.cff.org.br.

“Mais uma iniciativa do conselho para respaldar os farmacêuticos no exercício profissional, o curso visará à capacitação para a dispensação de medicamentos à luz da prática clínica”, explica o presidente do CFF, Walter Jorge João. Para a ambientação das aulas foi reproduzida uma farmácia e o curso incluirá simulação de atendimento, para demonstrar condutas nas diferentes etapas da dispensação na farmácia comunitária.

Além das 20 horas de aulas autoinstrucionais, o curso incluirá 40 horas-aulas presenciais. “Embora a dispensação seja um ato privativo da categoria desde 1981, quando foi regulamentado pelo Decreto Federal nº 85.878/81, observamos que os farmacêuticos ainda enfrentam desafios na sua execução com a necessária qualidade. As dificuldades ocorrem especialmente diante das transformações pelas quais a profissão tem passado, com a disseminação da prática clínica”, comenta um dos coordenadores da equipe responsável, o farmacêutico Genival Araújo dos Santos Júnior, que é também conselheiro federal suplente de Farmácia pelo estado de Sergipe.

A ideia de realização do curso Dispensar nasceu de uma proposta da conselheira federal de Farmácia pelo estado de Sergipe, Fátima Aragão, que é integrante do GT sobre Farmácia Comunitária e atua no segmento há mais de 20 anos. A proposta da conselheira foi submetida ao Plenário durante apresentação do farmacêutico Divaldo Lyra Júnior, em março do ano passado. Doutor em ciências Farmacêuticas e professor da Universidade Federal de Sergipe, ele esteve em Brasília a convite da conselheira, e na oportunidade destacou a importância de qualificar o ato da dispensação.