Abertura do II Congresso Farmacêutico do Pará reúne quase 2 mil farmacêuticos

O anúncio de notícias importantes para a categoria marcou a solenidade

Image description

Teve início, na manhã desta quinta-feira (06.06), o II Congresso Farmacêutico do Pará, na cidade de Belém. Realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF-PA), a abertura do evento contou com a presença de quase 2 mil participantes e traz em sua programação temas essenciais para a categoria explorados por especialistas renomados à frente de simpósios, palestras e apresentações até sábado (08.06).

A presidente do CRF-PA, Carolina Heitmann, deu as boas-vindas aos presentes e destacou que o congresso é uma oportunidade única de compartilhar conhecimentos, discutir avanços e traçar o futuro da saúde no que tange a área farmacêutica no Estado. “Nos últimos anos, a Farmácia passou por transformações significativas. A ciência farmacêutica tem sido fundamental para enfrentar desafios globais, como a pandemia de Covid-19, desenvolvendo vacinas e tratamentos que salvaram milhões de vidas. Este congresso é uma celebração desses avanços e, juntos, estamos aqui concretizando mais um encontro dessa magnitude”, discursou.

 

A presidente do CRF-PA, Carolina Heitmann, durante solenidade de abertura 

 

Em meio à apresentação de músicas regionais e ao agradável som do coral mineiro de Barbacena “Elas por Elas”, boas notícias para a categoria como a volta à pauta do piso salarial na Câmara dos Deputados e o relançamento do curso de vacinação do CFF foram anunciadas pelo presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. 

Piso Salarial

A votação do Projeto de Lei 1559 de 2021, que dispõe sobre piso salarial do farmacêutico, na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, estava marcada para ontem, 5 de junho, poderá ser aprovado na Comissão de Trabalho (Ctrab) na próxima semana. Foi o que anunciou o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, durante a abertura do II Congresso Farmacêutico do Pará. Ele recebeu mensagem do relator do projeto, deputado federal Airton Faleiro, informando que o PL será pautado e que, desta vez, ele estará presente à sessão.

 

Walter Jorge João, presidente do CFF, anunciou a votação do PL do piso salarial dos
farmacêuticos para semana que vem, na Comissão de Trabalho, na Câmara dos Deputados

 

O presidente do CFF rechaçou as críticas ao deputado Airton Faleiro nas redes sociais. “Não é justo. Sequer procuraram saber os motivos da ausência, lembrando que o deputado tem o nosso respeito, e já apresentou parecer favorável ao PL”, discursou. Walter Jorge João rebateu também as críticas sobre sua ausência na Câmara dos Deputados, durante a sessão da Ctrab. “Um líder não precisa estar no lugar presencialmente. Ele pode dar a voz de comando dele e trabalhar virtualmente como nós fizemos. Estive o tempo todo remotamente do início ao fim da sessão.”

Curso de vacinação para farmacêuticos

Novos cursos sobre serviços de vacinação foram lançados no II Congresso Farmacêutico do Pará. Desta vez, são duas opções do curso, a primeira pode ser feita por estudantes de Farmácia e por profissionais e terá 60 horas de aulas teóricas na plataforma “edufarma.org.br”. A segunda é destinada aos farmacêuticos inscritos nos respectivos Conselhos Regionais de Farmácia, com duração de 80 horas, sendo 60 na modalidade a distância e 20 presenciais. Este habilitará o profissional a ser RT de serviços de vacinação e, para facilitar o planejamento da modalidade prática, os interessados terão até 6 de dezembro (6 meses) para concluir a etapa teórica na plataforma.

 

A abertura contou ainda com a presença dos deputados estaduais pelo Pará, Delegado Nilton Neves e Dirceu Ten Caten, o secretário adjunto de gestão administrativa da Secretaria Estadual de Saúde do Pará, Edney Mendes Pereira, e o diretor de inovação do Grupo NC - Industria Farmacêutica EMS, Pedro Dias

 

As aulas foram elaboradas por uma equipe técnica experiente que buscou reunir, de forma objetiva e organizada, informações relevantes ao desenvolvimento de competências para a prestação de serviços de vacinação. "Cabe ressaltar, que o intuito desta ação é de contribuir, de forma significativa, para o aumento do número de farmacêuticos vacinadores no país", disse o presidente do CFF, Walter Jorge João. 

A coordenadora do curso, Josélia Frade, explicou que as aulas consolidam aspectos imunológicos relacionados aos imunizantes, que vão desde os principais tipos de vacinas, calendários vacinais, a importância da notificação de eventos adversos, e aborda detalhes sobre conservação, fatores que podem levar a erros de medicação.

Clique aqui e confira as fotos.